quinta-feira, 3 de maio de 2012

Encerramento da Semana da Família e da Inclusão reúne multidão no Corolão


foto/prefeituradebragança-pa

A culminância do projeto Semana da Família e da Inclusão referente ao ano letivo de 2012 ocorreu nesta sexta-feira (27) no Complexo Poliesportivo Dom Eliseu Maria Coroli, no centro do município. Cerca de três mil e quiinhentas pessoas prestigiaram a programação elaborada pela Secretaria Municipal de Educação cuja titular é a professora Eulina Rabelo.  O tema do projeto fez referência à inclusão social e valorizou os pais e mães de alunos de toda a rede municipal: Tem Família na Escola, Tem Inclusão Social. A proposta chamou a atenção dos estabelecimentos de ensino da sede e do meio rural que desenvolver ações sócio-educativas durante uma semana com grande participação dos responsáveis pelos alunos. O objetivo do projeto foi incentivar a sociedade, os pais e os profissionais da educação a desenvolver um trabalho coletivo, de co-responsabilidade na busca da melhoria do processo ensino-aprendizagem, criando uma aproximação entre o que é ensinado nas escolas e a formação na família. O mesmo ocorreu durante a semana em todas as escolas públicas da rede municipal com palestras, ações de cidadania, mini cursos, danças, inaugurações e outras atividades envolvendo a família em um processo de conscientização sobre a importância desse envolvimento.
Durante o encerramento da Semana da Família e da Inclusão vários profissionais da educação e convidados estiveram presentes no Corolão para prestigiar e acompanhar de perto o trabalho desenvolvido pelas escolas da sede e do meio rural. Instituições que promovem a inclusão social de pessoas com deficiência e cidadãos residentes em áreas de vulnerabilidade também participaram da programação e puderam expor uma parte de suas ações, como a Associação dos Pais e Amigos do Excepcionais, a Escola Amigos para Sempre, Instituição Crianças de Dom Eliseu e o Sistema de Convênio do Instituto Santa Teresinha mantido pela Secretaria Municipal de Educação.
O Coral Nossa Senhora do Rosário entoou canções relacionados às famílias e emocionou o público com a sua desenvoltura. Um dos momentos mais emocionantes da programação foi a homenagem póstuma feita pela Rede Municipal à saudosa professora Raquel Braun Sarmente, que morreu recentemente. A secretária de educação Eulina Rabelo relembrou a atuação de Raquel Braun no serviço público estadual e pediu que todos os presentes fizessem um minuto de silêncio em sinal de respeito. Rabelo também destacou o compromisso dos profissionais da rede municipal com a realização da Semana da Família, enalteceu a participação dos responsáveis pelos alunos e reconheceu o esforço concentrado da equipe técnico-pedagógica da SEMED-Bragança na preparação e desenvolvimento do projeto.  O vice-prefeito de Bragança José Américo Sarmento que representou o prefeito Édson Oliveira e a Deputada Estadual Simone Morgado cumprimentou o público presente, destacou os investimentos feitos pelo governo na área da educação e homenageou os pais e mães de alunos que estiveram envolvidos com o projeto. 

As torcidas presentes ao Ginásio proporcionaram um espetáculo à parte. Divididas em cores as equipes formadas pelas escolas e seus anexos vibraram com as apresentações culturais. Em seguida teve início a Gincana Pedagógica da Semana da Inclusão, proposta inovadora e que reuniu também os pais dos alunos das escolas municipais. A programação foi encerrada pela parte da tarde com anúncio dos vencedores, entrega de kits pedagógicos e material de expediente para as escolas entrega das premiações. O terceiro lugar da Gincana ficou com a equipe laranja lideradas pelas escolas América Lobão, Jorge Ramos e anexas, o segundo lugar ficou para a equipe amarela coordenada pela escola Maria José dos Santos Martins e anexas e a equipe vermelha conquistou o primeiro lugar, sob o comando das escolas Gerson Guimarães, Cláudia Bethânia e demais escolas de educação infantil.
A Secretária Eulina Rabelo agradeceu o apoio recebido por parte do prefeito do município Édson Oliveira e de todos os setores da administração municipal para a realização do projeto em sua 4a edição que atingiu 127 escolas públicas e cerca de 20 mil alunos matriculados em toda a rede municipal. "O quarto ano de implantação do projeto Família na Escola reuniu uma multidão no ginásio de esportes fazendo aquilo que realmente o projeto propõe que é trazer a família pra dentro da escola na co-participação na melhoria da nossa educação", concluiu a secretária.


Veja muito +

























































 






Nenhum comentário:

Postar um comentário