quarta-feira, 30 de maio de 2012

Aberta as inscrições para o ENEM 2012

As inscrições para o ENEM 2012 devem ser feitas exclusivamente pela internet, clique na imagem abaixo:


 EDITAL JÁ ESTÁ DISPONÍVEL. CLIQUE AQUI!:

 As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 estão abertas e podem ser feitas pelo site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). A abertura das inscrições estava prevista para as 10h, mas foi antecipada. A taxa é de R$ 35 e alunos de escolas públicas estão isentos. Os candidatos terão até às 23h59 do dia 15 de junho para se inscrever. O pagamento da taxa de inscrição poderá ser realizado até o dia 20 de junho. As mudanças nesta edição dizem respeito, principalmente, à correção da redação: a nota mínima que autoriza uma nova avaliação do texto foi reduzida e se criou a figura da banca de avaliadores. Além disso, será possível ver a redação corrigida, porém, sem possibilidade de recurso por parte do estudante. O ministério também anunciou que vai divulgar, em julho, o "Guia do Participante", com exemplos de redação "de excelência" e explicações sobre a metodologia da correção.

Redação
Na prova deste ano, dois corretores, a princípio, olham a redação do candidato. Se a diferença entre a nota final deles for superior a 200 pontos na nota total ou de 80 pontos em cada uma das competências, um terceiro corretor entra em cena. A nota final será a média aritmética simples das menções “mais próximas”. Caso a discrepância permaneça, uma banca, formada por três avaliadores, corrige novamente o texto. Ela, então, determina a nota final do candidato. Esta é a segunda mudança na diferença mínima de pontos para uma nova correção da redação. Nas edições de 2009 e 2010, era preciso que os dois corretores dessem notas com no mínimo 500 pontos de discrepância entre uma e outra para que houvesse uma nova avaliação. No ano passado, o limite caiu para 300; agora, são 200 pontos. De acordo com o MEC, as redações terão que ter um mínimo de sete linhas para poderem ser corrigidas.

Vista de provas
O anúncio de que os estudantes poderão ver uma cópia da redação do Enem atende, na verdade, a um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), assinado com o Ministério Público em agosto de 2011. No acordo, o MEC se comprometia a liberar a correção do texto no exame de 2012. Foi esse, inclusive, um dos argumentos do governo nos recursos contra as decisões judiciais que obrigavam o ministério a dar vista da prova no ano passado.

Fica mais difícil tirar “diploma” do antigo supletivo
A nota de corte para os interessados em conseguir certificação de EJA (Educação de Jovens e Adultos) –a prova de que o estudante conseguiu passar com sucesso pelo antigo supletivo– subiu nesta edição do Enem. Até ano passado, a nota mínima em cada uma das quatro provas era 400 e, na redação, 500. Em 2012, a nota mínima passa para 450 e a da redação se mantém em 500.

Início das inscrições:
28/5 (segunda-feira), a partir das 10h
Término das inscrições:
15/6 (sexta-feira), até 23h59
Prazo final para pagamento da inscrição:
20/6 (quarta-feira)


Informações divulgadas pelo MEC

quinta-feira, 3 de maio de 2012

+ Leitura: SEMED fortalece Redes de Leitura


A partir do mês de abril várias escolas públicas passaram a contar com suas respectivas salas de leitura para estimular o hábito da leitura por parte dos alunos do município. De acordo com a coordenadora do Projeto Redes de Leitura, Silvana Pinto, haverá etapa de formação para profissionais do quadro lotados nas salas de leitura criadas nas escolas. A formação acontecerá na próxima segunda-feira das 9h às 12h e das 15h às 18h no Auditório de Videoconferência do Campus da Universidade Federal do Pará, situado à Rua Leandro Ribeiro, no bairro da Aldeia.


"Essa formação está sendo preparada com muito carinho pela Secretaria Municipal de Educação e seu objetivo é fortalecer o projeto em todo o município. Recebi o incentivo da secretária de educação Eulina Rabelo para acompanhar os projetos das escolas e facilitar o intercâmbio entre elas na perspectiva da formação de novos leitores para o município. Estou empenhada para fazer o melhor em favor das escolas públicas de Bragança", complementou Silvana Pinto.
Por outro lado, a Secretaria Municipal de Educação anunciou a implantação de uma nova sala de leitura na Escola Ramiro da Cunha Guimarães, situada na Vila do Arimbú, a 60 km da sede do município. O projeto Redes de Leitura foi implantado em 2011 e tem a finalidade de inserir alunos e comunidade escolar em um novo cenário, com instrumentos e saberes adequados às necessidades educacionais atuais, e fazer da escola um espaço privilegiado de formação de leitores e de efetivos usuários da informação, em seus variados e meios.
Comunicação/SEMED


Encerramento da Semana da Família e da Inclusão reúne multidão no Corolão


foto/prefeituradebragança-pa

A culminância do projeto Semana da Família e da Inclusão referente ao ano letivo de 2012 ocorreu nesta sexta-feira (27) no Complexo Poliesportivo Dom Eliseu Maria Coroli, no centro do município. Cerca de três mil e quiinhentas pessoas prestigiaram a programação elaborada pela Secretaria Municipal de Educação cuja titular é a professora Eulina Rabelo.  O tema do projeto fez referência à inclusão social e valorizou os pais e mães de alunos de toda a rede municipal: Tem Família na Escola, Tem Inclusão Social. A proposta chamou a atenção dos estabelecimentos de ensino da sede e do meio rural que desenvolver ações sócio-educativas durante uma semana com grande participação dos responsáveis pelos alunos. O objetivo do projeto foi incentivar a sociedade, os pais e os profissionais da educação a desenvolver um trabalho coletivo, de co-responsabilidade na busca da melhoria do processo ensino-aprendizagem, criando uma aproximação entre o que é ensinado nas escolas e a formação na família. O mesmo ocorreu durante a semana em todas as escolas públicas da rede municipal com palestras, ações de cidadania, mini cursos, danças, inaugurações e outras atividades envolvendo a família em um processo de conscientização sobre a importância desse envolvimento.
Durante o encerramento da Semana da Família e da Inclusão vários profissionais da educação e convidados estiveram presentes no Corolão para prestigiar e acompanhar de perto o trabalho desenvolvido pelas escolas da sede e do meio rural. Instituições que promovem a inclusão social de pessoas com deficiência e cidadãos residentes em áreas de vulnerabilidade também participaram da programação e puderam expor uma parte de suas ações, como a Associação dos Pais e Amigos do Excepcionais, a Escola Amigos para Sempre, Instituição Crianças de Dom Eliseu e o Sistema de Convênio do Instituto Santa Teresinha mantido pela Secretaria Municipal de Educação.
O Coral Nossa Senhora do Rosário entoou canções relacionados às famílias e emocionou o público com a sua desenvoltura. Um dos momentos mais emocionantes da programação foi a homenagem póstuma feita pela Rede Municipal à saudosa professora Raquel Braun Sarmente, que morreu recentemente. A secretária de educação Eulina Rabelo relembrou a atuação de Raquel Braun no serviço público estadual e pediu que todos os presentes fizessem um minuto de silêncio em sinal de respeito. Rabelo também destacou o compromisso dos profissionais da rede municipal com a realização da Semana da Família, enalteceu a participação dos responsáveis pelos alunos e reconheceu o esforço concentrado da equipe técnico-pedagógica da SEMED-Bragança na preparação e desenvolvimento do projeto.  O vice-prefeito de Bragança José Américo Sarmento que representou o prefeito Édson Oliveira e a Deputada Estadual Simone Morgado cumprimentou o público presente, destacou os investimentos feitos pelo governo na área da educação e homenageou os pais e mães de alunos que estiveram envolvidos com o projeto. 

As torcidas presentes ao Ginásio proporcionaram um espetáculo à parte. Divididas em cores as equipes formadas pelas escolas e seus anexos vibraram com as apresentações culturais. Em seguida teve início a Gincana Pedagógica da Semana da Inclusão, proposta inovadora e que reuniu também os pais dos alunos das escolas municipais. A programação foi encerrada pela parte da tarde com anúncio dos vencedores, entrega de kits pedagógicos e material de expediente para as escolas entrega das premiações. O terceiro lugar da Gincana ficou com a equipe laranja lideradas pelas escolas América Lobão, Jorge Ramos e anexas, o segundo lugar ficou para a equipe amarela coordenada pela escola Maria José dos Santos Martins e anexas e a equipe vermelha conquistou o primeiro lugar, sob o comando das escolas Gerson Guimarães, Cláudia Bethânia e demais escolas de educação infantil.
A Secretária Eulina Rabelo agradeceu o apoio recebido por parte do prefeito do município Édson Oliveira e de todos os setores da administração municipal para a realização do projeto em sua 4a edição que atingiu 127 escolas públicas e cerca de 20 mil alunos matriculados em toda a rede municipal. "O quarto ano de implantação do projeto Família na Escola reuniu uma multidão no ginásio de esportes fazendo aquilo que realmente o projeto propõe que é trazer a família pra dentro da escola na co-participação na melhoria da nossa educação", concluiu a secretária.


Veja muito +