quinta-feira, 26 de abril de 2012

SEMED fortalece Projeto Redes de Leitura


A partir do mês de abril várias escolas públicas passaram a contar com suas respectivas salas de leitura para estimular o hábito da leitura por parte dos alunos do município. De acordo com a coordenadora do Projeto Redes de Leitura, Silvana Pinto, haverá etapa de formação para profissionais do quadro lotados nas salas de leitura criadas nas escolas. A formação acontecerá na próxima segunda-feira das 9h às 12h e das 15h às 18h no Auditório de Videoconferência do Campus da Universidade Federal do Pará, situado à Rua Leandro Ribeiro, no bairro da Aldeia. 

"Essa formação está sendo preparada com muito carinho pela Secretaria Municipal de Educação e seu objetivo é fortalecer o projeto em todo o município. Recebi o incentivo da secretária de educação Eulina Rabelo para acompanhar os projetos das escolas e facilitar o intercâmbio entre elas na perspectiva da formação de novos leitores para o município. Estou empenhada para fazer o melhor em favor das escolas públicas de Bragança", complementou Silvana Pinto.














Por outro lado, a Secretaria Municipal de Educação anunciou a implantação de uma nova sala de leitura na Escola Ramiro da Cunha Guimarães, situada na Vila do Arimbú, a 60 km da sede do município. O projeto Redes de Leitura foi implantado em 2011 e tem a finalidade de inserir alunos e comunidade escolar em um novo cenário, com instrumentos e saberes adequados às necessidades educacionais atuais, e fazer da escola um espaço privilegiado de formação de leitores e de efetivos usuários da informação, em seus variados e meios.

Veja +



Semana da Família e da Inclusão mobiliza escolas da rede municipal



Teve início em todas as escolas da rede municipal de ensino a Semana da Família e da Inclusão 2012. Considerada uma das principais propostas da Secretaria Municipal de Educação a Semana da Família e da Inclusão congrega 127 escolas públicas municipais, centenas de profissionais lotados nos estabelecimentos, agentes públicos, equipe técnica da SEMED, pais, mães de alunos e alunas e convidados. Este ano o projeto apresenta o tema: "Tema família na escola...tem inclusão social", que tem por objetivo principal integrar os familiares de alunos (as) dos diversos bairros ao cotidiano das escolas públicas. A novidade este ano é extensão do projeto para as escolas localizados no meio rural de Bragança. Segundo a coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, todos os pólos de ensino estão envolvidos. As atividades ocorrem diariamente nos pólos Ajuruteua, Montenegro, Parada Bom Jesus, Treme, Cacoal, Campos de Baixo e Campos de Cima e têm a mesma importância da programação desenvolvida na sede do município.



Na tarde de segunda-feira (23) houve reunião na Escola Municipal América Lobão que funciona nas dependências do aeroporto Juscelino Kubitschek de Oliveira voltada para mães de alunos e alunas matriculados. Na ocasião a equipe gestora do estabelecimento comandada pela pedagoga Ady Emília apresentou a proposta do estabelecimento de ensino para o restante da semana. Na ocasião, as mães firmaram um compromisso com a escola em relação ao projeto Semana da Família e da Inclusão. Estão previstas várias ações de caráter social em benefício à comunidade escolar como expedição de documentos e serviços médicos e ondotológicos.

Já a escola municipal Braziliano Felício da Silva da comunidade de Tamatateua promoveu um evento que envolveu os responsáveis pelos alunos e alunas matriculados na escola. As atividades também ocorreram na segunda-feira no centro comunitário ao lado do estabelecimento de ensino com a presença de um grande público. Um coral formado por alunas do ensino fundamental entoou canções referentes à família. A participação do coral emocionou as mães dos alunos e alunas da escola e os professores do estabelecimento de ensino. Em seguida houve dramatização com a participação de professores e alunos da escola. 

A comunidade de Tamatateua é uma das mais organizadas de todo o meio rural de Bragança e as atividades propostas pela escola são apoiadas pelos moradores da localidade. De acordo com a diretora da escola, a pedagoga Irany Araújo, toda a comunidade escolar participa das ações desenvolvidas pelos profissionais da educação."Aqui na Vila de Tamatateua existe um grande envolvimento das famílias dos alunos e todos os nossos eventos contam com um público excelente. Temos a satisfação de contar com a presença dos pais, das mães e de vários moradores. A escola está empenhada em realizar uma grande programação durante esta semana", comentou. A culminância do projeto Semana da Família da Inclusão da Secretaria Municipal de Educação acontecerá na próxima sexta-feira (27) no Complexo Poliesportivo Dom Eliseu Maria Coroli, no centro do município.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL


Dia 18 de Abril é o Dia Nacional do Livro Infantil pois é a data de nascimento de um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil, Monteiro Lobato! Ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperou os costumes e lendas do folclore nacional. E não parou por aí, misturou todos eles com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema.
Ler um livro de Monteiro Lobato ou qualquer outro é entrar em um mundo novo e explorá-lo! Pois é, o livro é mágico por isso, nos permite viajar para lugares inacreditáveis e não queremos mais parar.
Se você ainda não mergulhou nas aventuras mágicas dos livros, indicamos alguns escritores brasileiros para você começar: Ziraldo, Monteiro Lobato e Ruth Rocha.

Primeiro reunião com os pais de 2012 na escola

A reunião foi realizada com a proposta de chamar atenção e aproximar cada vez mais a família na escola.
Reunião de pais é um importante instrumento de aproximação entre a família do aluno e a escola. “Não é o único e tão pouco o mais importante dos instrumentos, mas pode ser fundamental para que os pais se aprimorem como educadores dos filhos e compartilhem com os professores e com outros pais, as dificuldades, desafios e soluções da educação”. A importância das reuniões entre pais e mestres está ligada diretamente ao projeto educativo que a escola adota.
Na reunião muitos pais compareceram felizmente, avisos, sugestões e dicas foram passadas. A nossas expectativas foram passadas, agora esperamos um bom desempenho dos pais de nossos alunos.

foto / manhã
foto / manhã


foto / manhã

foto / tarde

foto / tarde

foto / tarde





terça-feira, 17 de abril de 2012

Laboratório de Informática volta a ativa





Hoje, 17/04/12 (terça-feria), o laboratória da escola volta atender os nossos alunos.

Mesmo com tantas dificuldades no inicio do ano letivo, a escola deu a volta por cima e agora ajuda também as professoras no aprendizagem em sala de aula com as aulas no laboratório.
É a Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Rio Caeté construindo a EDUCAÇÃO, fazendo a diferença!