A entrega da nova escola municipal de ensino fundamental Manoel Gregório de Sousa Quadros localizada na comunidade rural de Miriteua reuniu autoridades, profissionais da educação, pais, mães de alunos e moradores do lugarejo. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, responsável pela reforma e ampliação da escola, a obra que teve o aval da Prefeitura de Bragança foi executada graças ao auxílio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) do Ministério da Educação (MEC). A equipe técnica da SEMED informou que o novo prédio garantirá melhores condições de aprendizagem aos alunos do 1° ciclo do ensino fundamental e conta com sala de aula, sala de informática, rampa de acesso, secretaria, copa e dois banheiros. O estabelecimento também atenderá alunos e alunas matriculados na rede municipal de ensino e será utilizado no ano letivo de 2012.
Durante a solenidade de entrega o líder comunitário Antônio que reside na comunidade de Miriteua agradeceu o empenho da Prefeitura de Bragança na reforma e ampliação da escola pública e aproveitou para pedir providências do governo em relação à melhoria do transporte de alunos e também sobre as condições do ramal que dá acesso ao lugarejo. O presidente da Câmara de Vereadores, Wallailson Guimarães que participou da cerimônia como convidado da prefeitura enalteceu as ações do Governo do Trabalho em relação à educação e destacou a importância da comunidade na preservação do prédio público e a união dos moradores no desenvolvimento da localidade.
Já o prefeito Édson Oliveira em seu discurso disse que o município avançou em vários setores como educação, infra-estrutura e agricultura. Para o gestor a entrega da Escola Manoel Gregório de Sousa Quadros representa o resgate de um compromisso assumido com todos os moradores da localidade. A prefeitura também anunciou melhorias no ramal que dá acesso a comunidade de Miriteua para garantir o escoamento da produção agrícola.
A secretária de educação Eulina Rabelo por sua vez anunciou a implantação do Programa de Ensino Modular na comunidade de Miriteua. Para Eulina o advento do ensino modular poderá ampliar o acesso dos jovens da comunidade ao segundo ciclo do ensino fundamental e garantir educação pública de qualidade. A titular da SEMED destacou ainda o apoio do governo do Estado à educação da região bragantina, numa clara referência à publicação do dia 11 de janeiro de 2012 no Diário Oficial do Estado que autoriza as obras de reforma e ampliação de várias escolas da rede estadual de ensino localizadas no meio rural.
Tais reformas representam um sonho antigo de profissionais da educação e alunos que precisam dos prédios públicos escolares e cujas condições são precárias. Rabelo informou que por meio de convênios serão reformas e ampliadas as escolas estaduais Augusto Montenegro (KM 22 Montenegro), Antônia Cavalcante do Nascimento de Nova Canindé (Montengro), Camila Assunção (São João do Enfarrusca) e reconstrução da Escola Sílvio Costa (Montenegro).
Comunicação/SEMED
VEJA +